Para reforçar a importância da mamografia na detecção do câncer de mama, a Clínica Homo, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, recebeu na sexta-feira, 3, a secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, que sempre faz check-up necessário para cuidar da saúde. Segundo o mastologista da Homo, Talmay Vasconcelos, a mamografia reduz em 40% o risco de mortalidade das mulheres pela doença.
“O exame é essencial para detecção da doença em mulheres que não apresentam sintomas e histórico familiar. Cerca de 90% das mulheres com ca?ncer de mama na?o apresentam histórico familiar. E a mamografia reduz em 40% o risco das mulheres morrerem por câncer de mama, justamente por conta do diagnóstico precoce”, orienta. O Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, serve para alertar as mulheres e toda a população sobre a importância do exame.
A secretária Danielle destacou que anualmente realiza o exame desde os 40 anos e contou que teve alguns casos da doença na família. “Eu perdi uma tia para o câncer e desde meus 40 anos venho realizando o exame anualmente. Precisamos desmistificar que o exame dói e alertar para que todas as mulheres, a partir dos 40 anos possam fazer a mamografia. O câncer de mama hoje é um dos que mais mata mulheres. Então, quero que todas as mulheres percam o medo do exame e possam se cuidar”, afirma.
O que é a mamografia?
Dr. Talmay explica ainda que a mamografia é um raio X das mamas. “Um exame que permite obter melhores imagens para verificar pequenas lesões mamárias que possam aparecer e que não são perceptíveis pelas mulheres. E quanto mais cedo se descobre a doença, através do exame, maiores são as chances de cura para a paciente”, finaliza.
Ascom