A endometriose é a principal causa de infertilidade e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, podendo afetar a fertilidade de até 50% das pacientes. Por isso, é de extrema importância que as mulheres que compartilham dessa condição tão prejudicial para a qualidade de vida e bem-estar, se conscientizem da necessidade de trocar experiências e conhecimento sobre o tema.
A doença acontece devido ao crescimento inadequado do endométrio, tecido que recobre a parte interna do útero e descama na menstruação e o principal fator de risco é o histórico familiar.
Um dos principais sintomas são as cólicas menstruais intensas e dor durante a relação sexual, mas também é possível ter dores pélvicas crônicas, sangramento intenso na menstruação, presença de nódulos ou cistos no útero, constipação, dores para urinar ou evacuar, náuseas e vômitos devido à dor intensa.
A HOMO acredita que quanto mais pessoas souberem o que é, como funciona seu desenvolvimento no organismo e quais são seus sintomas característicos, mais efetivos e precoces podem ser os diagnósticos de endometriose.
Exames como ultrassonografia para pesquisa de endometriose profunda (diferente da ultrassonografia pélvica convencional) e ressonância magnética auxiliam no diagnóstico da endometriose.
O cuidado é pra você. Tome posse!